terça-feira, 5 de julho de 2011

Critica ao trabalho de Alberto d'Assumpção

Você não se encerra numa forma, Alberto, mas esta frase serve-lhe como uma luva… Há 2400 anos atrás Platão disse: “Por Beleza eu não me refiro às formas que a maioria das pessoas esperaria, tais como as das criaturas vivas ou imagens, mas… linhas rectas e curvas e superficies ou formas sólidas produzidas por réguas, esquadros e compassos. Essas coisas não são comparativamente belas, como as outras coisas, mas sempre e de forma natural e absolutamente.”
Ron Atkin


Alberto, estive observando a tua muito refinada obra cheia de círculos, triângulos, quadriláteros. bolas verdes e azuis, arcos ogivais e de meio ponto, janelas, arcos de circunferência, sectores circulares, todos eles para formar composições cheias de forças equilibradas. Formosas harmonias de cálidos e frios. Apreciei particularmente as tuas abstracções de catedrais e vitrais. No conjunto parece-me a grande obra de um alquimista que está perto de alcançar a Pedra Filosofal.
António Sánchez-Gil



Excelente composição do universo, que, apesar do sangue derramado, tem um certo inexoravelmente superior a qualquer barbárie. O azul que caracteriza o nosso planeta é o dito centro que sobressai sobre um fundo de luz que manifesta a espiral do desenvolvimento que o assinala como centro… Auto-estimula-se, pois há algo superior que o assinala desde o mais além, desde cima, onde procuramos sempre buscar uma inteligência superior. A beleza da obra fala de capacidade da arte, do artista, para resumir numa obra tanta sabedoria.
Antonio Guzzo (sobre “Mithras”)


As suas pinturas não são deste mundo e nunca vi nada como elas. Vou a Londres e Paris visitar regularmente importantes galerias de arte, mas nunca vi lago tão único e original como os seus abstractos.
Rusty Woodward-Gaddish


É um trabalho de mestre criar um abstracto que é incontornável e desperta algo dentro do nosso subconsciente… mas Alberto D’Assumpção cria abstractos que cativam o nosso olhar. Acho que há algo de matemático na maneira como eles estão estruturados e possuem uma combinação de cores que ressoa com as nossas próprias frequências naturais…
Anne Vis


Estou imensamente comovida pelo ritmo do seu trabalho e a utilização da cor que toca o coração. O seu trabalho desloca-se para além do típico abstracto; de facto é mais do que uma festa para os olhos: é uma festa para a alma.
Susanne Iles


A grande beleza nunca foi inimiga do rigor técnico, antes pelo contrário: por vezes é este que ajuda a gerar superlativamente aquela, sobretudo quando se consegue conciliar a clarividência intelectual, com uma intensa chama anímica, que guia os passos nessa demanda dos eternos labirintos da beleza, e isso está claramente expresso na tua obra.
Carlos Almeida

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